A mulher moderna sabe que, apesar da evolução das ciências e das artes, o homem continua o mesmo, e o principal atrativo que encontra na mulher é sua aparência física. Julgar porque se casou com ele está dispensada de seduzi-lo é outro grave erro. O homem é volúvel. Sua busca pela "mulher ideal" é apenas a forma romântica com que encobre essa volubilidade, e geralmente envelhecem sem descobrir o que querem da mulher. Só sabem que a querem. Sempre bonita e renovada, se possível.
Clarice Lispector
Para as mulheres as piores coisas são a feiúra ou a indiferença dos outros ou das outras com elas. Isso porque seria para elas muito difícil obter qualquer atenção inicial. Numa mulher todos notam apenas se é bonita (agradavel) ou feia (repulsiva); ninguém oferece a ela a chance de se mostrar por palavras ou atitudes tal qual acontece com os homens.
Dana Densmore
É observação corriqueira que as mulheres estão sempre tentando alisar o cabelo se é crespo e encrespá-lo se é liso, apertar os seios se são grandes e recheá-los se são pequenos, escurecer o cabelo se é claro, e clareá-lo se é escuro. Nem todas essas medidas são ditadas pelo fantasma da moda. Todas refletem insatisfação com o corpo tal como ele é, e um insistente desejo de que fosse diferente, não natural, mas controlado, fabricado. Muitos dos artifícios adotados pelas mulheres não são cosméticos ou ornamentais, mas disfarces do verdadeiro, surgindo do medo e desagrado. A influência universal do estereótipo feminino é o fator singular mais importante no ódio à mulher, tanto masculino como feminino. Até que a mulher, tal como é, possa empurrar este espectro plástico para fora de sua imaginação e da de seu marido, ela continuará a se desculpar e se disfarçar, enquanto vai aceitando sem queixume a barrigona, as pelancas, o mau hálito, a barba hirsuta, a careca e outras feiuras de seu homem. O homem exige, em sua arrogância, ser amado como é, e se recusa mesmo a impedir o desenvolvimento das mais tristes distorções do corpo humano que podem ofender a sensibilidade estética de sua mulher. A mulher, por outro lado, não pode se contentar com saúde e agilidade: precisa fazer exorbitantes esforços para parecer algo que nunca poderia existir sem uma diligente perversão da natureza. É demais pedir que seja poupada às mulheres a luta diária por uma beleza super-humana a fim de oferecê-la às carícias de um companheiro sub-humanamente feio? Considera-se que as mulheres nunca ficam enojadas. O triste fato é que ficam muitas vezes, mas não com os homens; seguindo a orientação dos homens, ficam na maioria das vezes enojadas consigo mesmas.
Germaine Greer, A Mulher Eunuco
Ser verdadeiro provavelmente é um dos direitos fundamentais do ser humano. Mas ser verdadeiro exige saber reconhecer os nossos desejos e as nossas necessidades mais profundas. Do meu ponto de vista, acho que o problema real das mulheres seja não ser mais capazes de reconhecer as nossas necessidades, portanto como é possível sermos verdadeiras?
Introjetamos o modelo masculino tão profundamente, que não sabemos mais reconhecer o que queremos realmente e o que nos faz felizes. Quero dizer, nós olhamos umas às outras com olhos masculinos, olhamos para os nossos corpos, os nossos seios, as nossas bocas, nossas gorduras e nossas rugas, como pensamos que um homem nos olharia. O atual modelo de beleza não nos representa e é, no mínimo bizarro que a publicidade use imagens com referências sexuais atraentes para homens para atrair o público feminino...
Estou convencida de que, sem essa pressão contínua sobre o "ter que ser bonita", de acordo com padrões que não escolhemos, nos aceitaríamos muito mais pelo que somos.
A "beleza" é um sistema monetário semelhante ao padrão ouro. Como qualquer sistema, ele é determinado pela política e, na era moderna do mundo ocidental, consiste no último e melhor conjunto de crenças a manter intacto o domínio masculino.
Naomi Wolf, O Mito da Beleza
Parece que quanto quanto mais obstáculos são vencidos pelas mulheres, mais rígidas e cruéis são as normas da beleza impostas. Quanto mais espaços sociais são conquistados na luta pela igualdade de direitos, outros tantos são perdidos pelo sentimento de inadequação e vergonha. A liberdade pela qual tanto se luta é relativizada pela imposição sobre os corpos... O embelezamento tem uma função muito importante dentro da dicotomia sexual: a de aprofundar cada vez mais a diferenciação sexual. A mulher tida como feia é aquela que apresenta características consideradas masculinas. A dicotomia sexual traz uma série de normas para os corpos masculinos e femininos que têm por consequência a criação do anormal e a discriminação em relação a ele. Os padrões de beleza são cada dia mais rígidos e violentos e, por serem naturalizados e velados, não se tornam uma preocupação e a sutileza com que esses padrões se fazem presentes parecem colocá-los na esfera do inquestionável. Enquanto isso, influenciadas pela atual concepção binária dos sexos, a violência do embelezamento às mulheres e a repressão às que não seguem suas regras aumentam.
*****
Quando você pensa em violência, o que lhe vem em mente? Talvez agressão física, forçar alguém a fazer algo... No entanto, existem várias roupagens em que a violência contra a mulher se esconde. As feministas sempre atentaram para a violência da beleza, e é disso que tratarei um pouco nesse texto.
É engraçado que, apesar de a violência se processar de diversas maneiras, ela possui um singular modo de se manter, que é a culpabilizando a vítima. É dito por muitos homens que eles não pedem para que as mulheres se maquiem, nem que sejam magérrimas, nem nada do tipo. Ou seja, o fato de as mulheres doentemente procurarem seguir os padrões de beleza é culpa delas mesmas. As mulheres constantemente são pressionadas a serem "lindas". Talvez os homens nunca digam diretamente que tipo de mulheres preferem, mas eles de fato o fazem quando chamam umas de tábua, outras de baleia, a cabelo de bombril, fedida, peluda, baranga, espinhenta. Deixam bem claro que se uma mulher não seguir o padrão - tão absurdo que uma mulher precisaria se deformar completamente para tentar chegar a ele - ela será perseguida, ridicularizada.
Mas mesmo que não existissem homens desse tipo, nem haveria necessidade. A mídia faz um papel de tirania simbólica muito mais eficiente. A "campanha de verdadeira beleza" da Dove, por exemplo, é no fim a simples venda de cosméticos. Uma mulher nunca pode simplesmente "ser" bonita, ela precisa de meios para atingir a beleza, os santos cosméticos. E quando se descobre que os cosméticos são cruelmente testados em animais, a culpa é de quem? Das mulheres é claro. Afinal, ninguém nunca pediu pra que elas fizessem isso. As mulheres nunca são boas o suficiente. Não são boas no trabalho, não são boas na resolução de problemas, não são boas. Não são boas na beleza. Se uma mulher tem um rosto lindo, com certeza alguma parte de seu corpo, mesmo que seja uma parte de dentro - pois as mulheres são levadas quase a uma paranóia com a pressão para terem uma alimentação saudável - não presta. E isso afeta grandemente nossa auto-estima.
Toda mulher, em algum grau, tem insegurança. E não estou falando apenas das mulheres que consomem revistas de beleza, mas mesmo das mulheres que reivindicam o feminismo e lutam pela dignidade de todas nós sermos vistas como seres humanos. Isso se reflete na nossa timidez para falar em público, no nosso medo de desagradar, no nosso incômodo com o nosso corpo.
As feministas sonham com o dia em que as mulheres percebam que já nascem perfeitas. Com celulite, com estria, sem pele de pêssego, sem drenagem linfática nem botox, sem silicone, com rugas, com pêlos, com sangue de menstruação, com marcas de sorriso. Se os homens se incomodam, podemos lidar com isso, o problema é quando nós mesmas nos vemos, ao nascermos seres humanos, como defeituosas ou imperfeitas em qualquer grau.
(texto de um zine feminista)
hm..certo,mas não gostei deste tom de submissão em relação aos desejos masculinos...por que não os mandamos para a m*? homem se acha no direito de ser gordo,feio,tudo,que direito eles tem de cobrar de nós? A discussão tinha que ter sido feita neste sentido.
ResponderExcluir